segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Ilha de Boipeba - BA


Este ano Eu e minha família viajamos para uma ilha na Bahia chamada ilha de Boipeba, o significado desse nome é de origem Tupi, que quer dizer “Cobra Chata”, denominação indígena para tartaruga marinha.

Abaixo segue dois mapas da ilha:

 


Essa ilha é para quem gosta de estar bem próximo a natureza, é uma ilha de preservação ambiental, isso significa nada de jogar lixo na praia, ou em qualquer outro lugar da ilha. Então para quem é apaixonado pela natureza esse passeio vale a pena.


Nossa viagem começou no dia 2 de outubro de 2009 as 2 horas da manhã, saímos do Matão-SP de van até Campinas para pegar o avião com destino a Salvador. Chegamos em Salvador umas 11 horas da manhã, lá tinha uma outra van a nossa espera que nos levou até a cidade de torrinha, onde pegamos uma lancha de mais ou menos 20 a 30 minutos até a ilha de boipeba. A viagem de van de salvador a Torrinha demora mais ou menos de 3 a 4 horas, nesse trajeto tem que passar pelo ferry boat de Salvador a Bom Despacho.

Há!! Vou apresentar as pessoas dessa viagem:

Eu (thaila), Minha Mãe (Marli), Meu Pai (Tarek), Meu Namorado (Deividi), Minha Sogra (Suzy), Meu Irmão (Junior) e Minha Cunhada (Juliana).



Para quem se interessar vou deixar aqui o contato das duas vans e da lancha. Todos foram muitos simpáticos e cumpriram com o combinado.

Van de Matão a Campinas - Scabello Locadora
Telefone: (16) 3382-1600 / 8124-1322

Van de Salvador a Torrinhas - Transportes e Turismo Marli
Telefone: (71) 9154-1488 / 9965-8856 / 3247-0257


Lancha Rápida - Bibil
Telefone: (75) 9965-8856 / 3247-0257

Na minha opinião, acho que seria melhor de vez ir de Salvador a Torrinhas, ir de Salvador a Valença e pegar a lancha rápida, é mais perto e segundo o que me informaram tem lancha rápida a qualquer hora.

A viagem dessa forma vai praticamente o dia inteiro Porém compensa a viagem.

Para quem preferir existe outra formas de chegar em boipeba, no aeroporto pode pegar um avião pequeno direto para boipeba, se não me engano é 340,00 reais por pessoa, mais ou menos esse preço, porém é bem mais rápido. Ou ainda se quiser uma opção mais barata que a van, você pode optar depois que passar o Ferry Boat de Salvador a Bom Despacho pegar um ônibus até Valença e de Valença pegar uma Lancha Rápida. Existe ainda outros meios sem ser a lancha rápida, mas ai depende do horário que você chegar.
Algumas fotos do trajeto de ida da nossa viagem:

Avião de Campinas a Salvador

Van de Salvador a Torrinha

Ferry Boat (Para ir até Torrinhas tem que passar pelo Ferry Boat)

Lancha Rápida de Torrinhas a Boipeba

Bibil quando levou até Boipeba, parou em Canavieiras em um lugar chamado ponta das ostras, se você estiver pensando em fazer esse mesmo trajeto peça a ele para parar lá para conhecer vale a pena (para quem não gosta de ostras tem outras opções)





Chegada em Boipeba



Em Boipeba, não tem carros e motos, apenas carroças e cavalos. A maior parte dos passeios são por trilhas e barcos.

Nós algumos uma casa no Areial, A casa é de Cristina Sacramento ela é Paulista e tem uma casa na ilha, ela tem um site (http://www.ilhadeboipeba.com.br/) falando um pouco mais de Boipeba e da sua casa.

Algumas fotos da Casa da Cris




Churrasquinho na casa mais o Iran e o Guido


Para quem vai em menos pessoas opção é que não falta, tem várias pousadas e casas para alugar.

Outras opções:
Essa casa aluga os quartos de cima separadamente ou a casa abaixo com cozinha, quartos, sala.. os quartos de cima da casa são bem equipados também.

Pousada do Iran Guia turistico

Se preferir, tem pousadas e camping na beira da praia, a pousada abaixo e de um senhor muito simpatico que pesca todo dia no rio do inferno. A pousada do keny é muito bonita.




Um pouco das praias....

Rio do inferno e Boca da Barra, primeira praia perto da vila


Para quem quiser pescar pode ser na boca da barra ou na fazenda pontal do outro lado do rio do inferno, outro lugar legal é no mangue mais ou menos umas 4 horas da tarde chegamos a ver os peixes pulando.


Andamos de caiaque, tem uma escola de mergulho que aluga os caiques e leva o pessoal que quiser para fazer mergulhos







Tassimirim:




Na praia de Tassimirim tem a Barraca do Luciano, o que ele tem na mão é um guaiamum. Meu pai e meu namorado gostaram do guaiamum mas eu não tive coragem de experimentar.

Essa era nossa guia turística, a Coquinha (na verdade o nome dela é magrela, mas apelidamos de coquinha porque ela tá sempre com um coco na boca). Essa cachorra é um doce, adora turista e vai aonde vocês forem. Então por favor se ela seguir vocês a tratem muito bem, pois ela vai junto em todos os lugares. Dê água e comida para a coquinha.


Prainha:
Segundo a plaquinha essa era a prainha..rsrs


Cueira (ou praia do Guido):

Famosa lagosta do Guido, realmente é muito boa a que eu mais gostei é a a Lagosta na manteiga. além disso o Guido é muito gente boa, se ele tiver com tempo pedi para ele contar a história de Djvalma e Tatá....rsrs


Na praia da Cueira encontramos o Augusto, conhecido como Tochi, ele vende colares de miçangas  com conchas, todos os colar tem nomes.